Qual o momento certo para procurar uma casa de repouso?

Ao atingir uma idade mais avançada e entrar num estágio de ter sua independência comprometida, o idoso passa a necessitar de cuidados ainda mais específicos e frequentes. Esse momento exige bastante dedicação dos familiares, acompanhamento médico especializado e inúmeras adaptações do ambiente, portanto, costuma ser bastante desafiador a todos os envolvidos. Mesmo diante de uma situação como essa, a decisão de procurar uma Casa de Repouso continua sendo um tema bastante polêmico para muitas pessoas. Por isso, a Nossa Casa selecionou algumas dicas sobre qual o momento certo para procurar uma Casa de Repouso. Confira!

 

Como saber qual o momento certo para escolher uma casa de repouso?

 

Condição do idoso

Os efeitos da idade são inevitáveis e, muitas vezes, o idoso é acometido por enfermidades que causam debilidade, demência, alterações de comportamento e necessidade de alimentação por sonda. Situações como essas são bastante complexas e exigem cuidados específicos. Por mais que os familiares deem o seu melhor para cuidar do idoso com atenção e carinho, em geral, não possuem conhecimento na área da saúde e, por isso, esse é um dos fatores a considerar ao avaliar se é o momento certo para procurar uma Casa de Repouso.

Mas, atenção: caso o idoso ainda esteja lúcido e independente, essa decisão deve ocorrer de comum acordo para que a mudança possa ser de fato benéfica a todos os envolvidos. Por outro lado, se o idoso não estiver lúcido, a decisão deve ser tomada pelo principal familiar.

 

Rotina e preparo psicológico dos familiares

Muitas vezes, os familiares não dispõem de tempo, condições e estrutura para proporcionar os cuidados necessários, especialmente se o idoso precisar de observação 24 horas. Então, diante da dúvida sobre a procura (ou não) de uma Casa de Repouso, a dica é perguntar-se: estamos oferecendo os cuidados certos para manter a saúde do idoso? Estamos conseguindo dar apoio e suporte para que o idoso possa ter boa qualidade de vida em casa? Como está o psicológico dos familiares em relação aos cuidados com o idoso? Dependendo das respostas, há casos em que é preferível optar pela Casa de Repouso com atendimento médico especializado e atividades capazes de melhorar a qualidade de vida do idoso.

 

Convívio social

Como consequência da rotina agitada dos familiares é comum observar idosos que se sentem sozinhos, mesmo morando com quem ama. Tal sentimento deve ser evitado, pois, o convívio social com familiares e amigos é fundamental para manter o idoso com a mente ativa. Assim, o convívio social pode ser outro indicativo para compreender se é o momento certo de procurar uma Casa de Repouso.

Na Nossa Casa, por exemplo, os hóspedes podem usufruir de uma animada programação cultural ao longo do ano que promove a socialização e busca retardar o avanço da enfermidade. Há comemorações em datas especiais e atividades ao ar livre, além de fisioterapia, musicoterapia e arteterapia.

 

Infraestrutura e equipamentos clínicos modernos

Um dos principais dificultadores do cuidado do idoso em casa é a falta de infraestrutura, pois em muitos casos são necessários investimentos para adaptar o ambiente. Tapetes e objetos espalhados pela casa devem ser evitados, mas, acima de tudo, é essencial instalar barras de apoio no banheiro, especialmente ao lado do vaso sanitário e do chuveiro, optar por piso antiderrapante na saída do box, manter iluminação em pontos estratégicos e, quando for o caso, incluir corrimão nas escadas. Dependendo da condição do idoso, uma cama hospitalar também deve ser considerada.

 

Alimentação equilibrada

Em qualquer fase da vida a alimentação sempre merece atenção especial, contudo, com o avançar da idade, uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, nutrientes e fibras torna-se ainda mais essencial para manter o corpo em seu melhor funcionamento perante às limitações biológicas. Por isso, contar com uma Casa de Repouso pode ser uma excelente alternativa para obter uma avaliação constante de um nutricionista, responsável por analisar clinicamente as necessidades individuais dos idosos e montar uma dieta compatível.

 

O que avaliar em uma casa de repouso?

Conforme mencionado inicialmente, ainda é comum as pessoas encararem a Casa de Repouso como um local onde os idosos ficam abandonados, sem atenção ou cuidados. No entanto, essa percepção é completamente equivocada, pois o conceito de Casa de Repouso já evoluiu muito e, na verdade, tornou-se um verdadeiro lar para idosos.

Dessa forma, vale dedicar um tempo para escolher uma instituição séria que conte com profissionais multidisciplinares, infraestrutura completa, monitoramento 24h e atividades diferenciadas. Também é importante escolher um local que possibilite visitas frequentes para manter a proximidade dos familiares com o idoso. Adicionalmente, agende uma visita e observe questões de higiene, qualidade dos alimentos e a satisfação dos próprios moradores da Casa de Repouso. Seguindo essas dicas, ficará muitos mais fácil identificar uma instituição confiável para hospedar o seu ente querido!

Vamos conversar?