Quais atividades realizar com idosos

Combinar alimentação balanceada, hidratação e atividades físicas na terceira idade é uma excelente alternativa para manter a boa qualidade de vida na terceira idade. Embora exijam cuidados específicos e deva-se levar em consideração as condições e limitações individuais, as atividades físicas são fundamentais para manter não apenas o corpo, mas também a mente ativa.

Praticar atividades físicas, particularmente, pode trazer benefícios, como a prevenção de inflamações, melhora dos sintomas de depressão e ansiedade e aumento da autonomia do idoso. Assim, caminhadas diárias, alongamentos e hidroginástica são alguns dos exemplos de atividades físicas recomendadas nesta fase da vida. Além dessas mais convencionais, a Nossa Casa destaca outras sugestões igualmente importantes, confira!

 

Musicoterapia para idosos

A música pode ser adotada com objetivos terapêuticos, pois contribui no comportamento social, na expressão emocional e nas funções cognitivas, como memorização, atenção e orientação espacial. Além disso, por estimular os níveis de testosterona e cortisol no organismo, melhora sintomas depressivos e ansiedade. Em idosos com doença de Alzheimer, a musicoterapia auxilia no tratamento das alterações comportamentais, como agressão, agitação e alteração do humor.

 

Fisioterapia para idosos

A fisioterapia permite ao idoso manter uma boa qualidade de vida dentro das limitações de eventuais patologias ou da própria idade, possibilitando a realização de suas atividades cotidianas com o máximo de autonomia. Os objetivos podem variar entre a melhora na locomoção e redução/prevenção de problemas de saúde relacionados a coordenação motora ou complicações cardiovasculares e respiratórias.

Idosos com doença de Alzheimer podem se beneficiar da fisioterapia para prevenir encurtamentos musculares, manter a massa muscular, melhorar o equilíbrio e prolongar o tempo de independência. Já em casos de idosos com AVC, a fisioterapia auxilia a manter a amplitude de movimento do membro acometido, manter e ganhar força muscular do membro acometido, melhorar o equilíbrio, alongar e fortalecer os membros não acometidos, e promover independência funcional.

 

Arteterapia para idosos

A arteterapia é um tratamento que utiliza expressões criativas, como música, dança, teatro, atividades plásticas, pintura, modelagem, desenho, entre outros, para ajudar os participantes a demonstrarem suas emoções através de trabalhos artísticos e melhorar desde a criatividade, a reabilitação de movimentos, o desenvolvimento de novas habilidades, a integração social, até a autoconfiança e a memória.

 

Gostou das sugestões de atividades para realizar com idosos?

Então aproveite para conhecer as atividades oferecidas aos idosos na Nossa Casa! Localizada na região central de Curitiba, o lar de idosos conta com mais de 30 anos de experiência em oferecer cuidado especializado a idosos com doença de Alzheimer e AVC em diferentes estágios.

Por aqui, a prática de atividades ao ar livre, musicoterapia, fisioterapia, arteterapia e, inclusive, comemorações em datas especiais, são incentivadas visando o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida do idoso. Todas as atividades contam com a supervisão ativa e participativa de profissionais especializados.

Vamos conversar?