Nossa casa: medidas adotadas frente ao avanço do novo coronavírus

Considerando a rápida evolução da pandemia do novo coronavírus em todo o mundo e o alto risco de nossos idosos serem acometidos pela Covid-19, especialmente aqueles com baixa imunidade e comorbidades, o Lar de Idosos Nossa Casa está tomando uma série de medidas visando à orientação, prevenção e segurança dos seus hóspedes e familiares e dos seus colaboradores. Confira a seguir os principais cuidados adotados:

 

Cuidados com o ambiente

Em resposta ao novo coronavírus, a Nossa Casa redobrou os cuidados com os seus ambientes, mantendo todos abertos e arejados com bastante circulação de ar. E mais: estabeleceu protocolo de limpeza com álcool 70% em todas as superfícies comuns a cada 2 horas; entregou canetas a todos para evitar compartilhamentos; instalou uma pia na entrada da instituição com dispenser de sabão, papel toalha e álcool em spray; implementou o registro de entrada com medição de temperatura e incentivou o uso dos espaços externos para separar os idosos e evitar aglomerações.

 

Suspensão de eventos internos e visitações

A Nossa Casa sempre estimulou, por meio de uma agitada programação, reunir os familiares com mais frequência, possibilitar uma vida social ativa e manter a prática de atividades físicas. No entanto, diante do cenário atual e da vulnerabilidade dos idosos, decidiu pela suspensão de festas, eventos e atividades de grupo, como Música, Fisioterapia e Arte terapia. As visitações também foram suspensas, mantendo uma restrição humanizada.

 

Restrições na circulação de fornecedores

A contaminação de pessoa para pessoa, ou seja, por contato humano, já está ocorrendo no Brasil e, por isso, a Nossa Casa também estabeleceu a proibição da entrada de fornecedores nas instalações da instituição. Por medida de segurança, os fornecedores estão deixando as entregas no portão e estas estão sendo adequadamente higienizadas.

 

Protocolo de segurança da equipe

Os hóspedes e seus familiares podem contar com uma equipe altamente capacitada e, mais do que nunca, atenta aos cuidados necessários para garantir a segurança de todos.

Além de alterar os horários de refeição dos funcionários para não haver acúmulo de pessoas no mesmo ambiente, todos os uniformes estão sendo lavados diariamente em máquina de lavar industrial dentro da Nossa Casa e a equipe está recebendo orientação em vídeo de lavagem das mãos e do uso dos EPIs fornecidos (luvas, álcool gel 70%, máscaras e, se necessário, avental e gorro).

Ademais, celulares ficam guardados nos armários, mesmo higienizados desde a entrada. Todos os colaboradores de atendimento (técnicas de enfermagem), equipe de limpeza e supervisão técnica estão fazendo uso de máscara e luvas e a escala de trabalho durante 15 dias já foi alterada: 2 grupos irão trabalhar 7 dias corridos para melhor controle e isolamento de fluxo de pessoas dentro da instituição.

 

Atendimento aos idosos

O Lar de Idosos Nossa Casa oferece atendimento integral e multidisciplinar aos seus hóspedes, dispondo de infraestrutura completa para o adequado atendimento dos idosos de baixa ou alta dependência decorrentes de diferentes enfermidades. Como medida alternativa, os atendimentos aos idosos estão separados por setor e 3 vezes ao dia os sinais vitais são verificados para identificar qualquer mínima alteração.

Para amenizar os prejuízos emocionais e psicológicos potencialmente causados pelo isolamento e alegrar os nossos idosos, a instituição está transmitindo filmes, disponibilizando pipocas e sucos nos jardins e realizando com frequência chamadas de vídeos com as famílias.

 

Mensagem do lar de idosos nossa casa

Nesse momento tão delicado, a Nossa Casa reafirma o seu compromisso de ir além do conceito de casa de repouso para idosos em Curitiba e atuar como um verdadeiro lar que integra o cuidado profissional com o carinho de uma família.

Quando se iniciou o isolamento e cancelamento das visitas, o Diretor Médico e responsável técnico da instituição, Dr. Marcelo Pauka Loyola Netto, conversou pessoalmente com todos os idosos lúcidos para explicar os motivos e deixá-los a par de toda situação.

plugins premium WordPress

Preencha os campos abaixo para baixar nossa tabela de valores.

Vamos conversar?