Cuidados pós-operatórios em curitiba

Com o avançar da idade, as habilidades cognitivas e motoras vão sendo comprometidas e, por isso, os idosos ficam mais suscetíveis a sofrer acidentes ou ter problemas de saúde. Quedas na terceira idade, por exemplo, são um dos principais motivos que levam os idosos a necessitar de procedimentos cirúrgicos, afinal, mesmo pequenos acidentes podem causar grandes complicações.

As quedas nesta fase costumam estar relacionadas a fraqueza na musculatura, piora da visão e do equilíbrio, artrose no joelho ou sequelas físicas relativas ao acidente vascular cerebral (AVC), entretanto, independentemente do motivo que o tenha levado a necessitar de uma cirurgia, naturalmente, o idoso precisará de bastante apoio de familiares, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros profissionais, visando a auxiliar nos cuidados pós-operatórios.

cuidado e a recuperação pós-operatório em Curitibaespecialmente para idosos, baseia-se no auxílio em necessidades básicas, como o banho, a administração dos medicamentos, a alimentação adequada, etc. Diante das dificuldades intrínsecas a esse momento tão delicado, abaixo serão elencados alguns dos cuidados de maior relevância, prestados inclusive pela Nossa Casa. Confira!

 

Profissionais especializados

Após uma cirurgia, o paciente fica vulnerável e, por isso, contar com uma equipe multidisciplinar experiente no cuidado gerontólogo e capaz de auxiliar nas mais diversas situações, como aferição da temperatura e pressão arterial, monitoramento dos sinais vitais, mudança na posição da cama e aplicação de soros, sondas e drenos, por exemplo, contribui para a rápida recuperação pós-operatória dos idosos.

 

Administração da medicação e Repouso

Outros cuidados essenciais no pós-operatório em Curitiba referem-se à administração dos medicamentos prescritos pelo médico em horários, durações e dosagens corretos, além do rigoroso cumprimento do tempo de repouso. A atenção a esses detalhes são essenciais para a melhora progressiva do idoso.

 

Alimentação adequada

Após a cirurgia, a primeira refeição deve ser de fácil digestão e em pequenas quantidades, pois, devido a anestesia, o idoso pode sentir-se enjoado. Ademais, recomenda-se optar por alimentos com poucas fibras para diminuir o volume de fezes e o esforço do paciente evacuar, bem como evitar frituras, alimentos gordurosos, carnes suínas e doces, por exemplo. Somada a uma alimentação adequada, a ingestão de água para manter-se sempre hidratado também deve ser observada.

 

Apoio psicológico e emocional

Os cuidados pós-operatórios são essenciais não apenas para manter a integridade física do idoso, mas também para tranquilizar o seu emocional. O foco deve ser na recuperação tranquila e saudável. Nesse quesito, a prática de atividades físicas, individuais ou em grupos, e o estímulo ao convívio social, na medida do possível, precisam ser considerados e analisados de perto.

 

Em busca de auxílio nos cuidados pós-operatórios em Curitiba? Conheça a Nossa Casa!

Nossa Casa oferece serviço de recuperação pós-operatório em Curitiba com acompanhamento constante de profissionais multidisciplinares e orientações do médico psicanalista e fundador da Nossa Casa, Dr. Marcelo Loyola.

Para a recuperação pós-operatório em Curitiba, a Nossa Casa também dispõe de quartos com equipamentos e modernos sistemas de campainha, higienizados diariamente; camas hospitalares de última geração; leitos adequados ao atendimento intensivo; equipamentos hospitalares; dependências 100% adaptadas para a segurança da locomoção, além de uma cozinha especial, adaptada e totalmente dedicada para a preparação de alimentos por sonda (gastrostomia).

Vamos conversar?