Cuidados diários com idosos

O bem-estar, a saúde e a segurança dos idosos são aspectos essenciais a serem preservados, por isso, ainda que alguns idosos façam questão de manter a sua independência, com o envelhecimento, começam a precisar de ajuda para realizar tarefas tidas como simples, desde fazer a higiene pessoal, ir ao médico, limpar a casa, ir às compras, até fazer a refeição, ou pagar as contas. Daí decorre a importância de familiares conhecerem os principais cuidados diários com idosos a fim de se prepararem para essa nova jornada. Pensando nisso, a Nossa Casa, lar de idosos em Curitiba, destacou dicas para auxiliar nesta fase, confira!

 

Segurança e infraestrutura

Em casa, recomenda-se evitar o uso de tapetes ou qualquer outro objeto espalhado para que os idosos possam circular com segurança, sem riscos de acidentes. Outras dicas são a instalação de barras de apoio no banheiro, especialmente ao lado do vaso sanitário e do chuveiro, de piso antiderrapante na saída do box, de iluminação em pontos estratégicos e de corrimão nas escadas.

 

Higiene pessoal

A higiene pessoal é um dos cuidados diários aos idosos mais importantes, afinal, além de contribuir para a sua saúde e bem-estar, também é um cuidado preventivo de doenças de pele e faz toda a diferença na auto-estima.

Tendo em vista que Curitiba costuma apresentar temperaturas baixas, a recomendação é dar preferência aos banhos entre 11h e 13h ou incluir um aquecedor no banheiro. A higiene pessoal também envolve cortar unhas e cabelos, fazer a barba, higiene bucal, além de outros cuidados com a vaidade, como o uso de maquiagem, esmalte ou perfumes.

 

Corpo e mente em atividade

É importante manter a mente ocupada, ter uma vida social ativa e praticar atividades físicas. Uma dica interessante é estimular a leitura de livros, revistas e jornais, ouvir músicas ou viajar, quando possível. Sugere-se proporcionar momentos de lazer ao ar livre, reunir os familiares com mais frequência e optar por atividades físicas que comportem suas necessidade e limitações, como pilates, hidroginástica e alongamentos, com o intuito de evitar frustrações.

 

Hidratação e alimentação equilibrada

Manter os idosos bem hidratados e oferecer uma alimentação equilibrada que supram a carência de nutrientes são outros aspectos fundamentais quando o assunto é cuidados diários com idosos. Cada caso deve ser analisado individualmente, mas, em geral, é importante incluir frutas, verduras e legumes, além da ingestão de grãos, fibras, derivados de leite e, claro, bastante água. Para auxiliar nessa missão, pode-se optar pelo auxílio de um nutricionista para elaborar uma dieta sob medida, considerando preferências e restrições alimentares.

 

Assistência médica

Faz parte da rotina diária dos idosos o uso de medicamentos contínuos para o controle de doenças crônicas e a visita a diferentes médicos. Nesse sentido, há a necessidade de estar atento aos períodos de agendamento dos retornos aos médicos que acompanham o idoso e, inclusive, ter uma agenda com o detalhamento da quantidade e horário de cada um dos medicamentos, de acordo com as prescrições médicas.

 

E então, dúvidas sobre os cuidados diários com idosos?

Cuidar de um idoso e dar o suporte necessário nesta etapa da vida significa encontrar um equilíbrio entre demonstração de afeto, conhecimentos específicos e estrutura especializada, além da constante busca por informações sobre as melhores práticas. Muitas vezes, os cuidados diários com os idosos são intensos, tornando indispensável o auxílio de profissionais experientes para oferecer toda a atenção devida.

Na Nossa Casa, localizada em Curitibaidosos dependentes ou independentes, que necessitem de assistência e cuidados especializados 24h por dia podem contar com um atendimento de excelência. A moradia para idosos dispõe de uma infraestrutura completa e estrategicamente planejada para proporcionar toda a segurança e comodidade que os hóspedes necessitam, uma animada programação cultural ao longo de todo o ano e equipe multidisciplinar altamente qualificada para oferecer todo o atendimento e carinho.

Vamos conversar?