Como escolher casa de repouso ideal para idosos

Segundo as projeções feitas pelo IBGE, a expectativa é que até 2060 a população acima de 60 anos mais que dobre de tamanho, atingindo 32% do total dos brasileiros. Em 2018 esse índice representava 13%. Nesse sentido, as casas de repouso são cada vez mais consideradas como uma alternativa para auxiliar os familiares no cuidado destes idosos e por isso a Nossa Casa relacionou algumas dicas de como escolher a casa de repouso ideal.

O primeiro ponto a ser destacado é que um ambiente acolhedor é fundamental para garantir a qualidade de vida dos hóspedes e, portanto, deve ser analisado cuidadosamente. Outros aspectos importantes na escolha da casa de repouso são questões como localização próxima aos familiares; flexibilidade nas visitas, sem restrições de horários ou convivências, afinal, manter os laços é algo que impacta diretamente na saúde do idoso; experiência no mercado; nível de qualificação e quantificação dos funcionários que atuam no estabelecimento; atividades oferecidas e suas frequências, entre outros. E não para por aí, confira a seguir outras dicas!

 

Regularização

Embora muitos familiares desconheçam essa informação, é necessário observar se a instituição tem cadastro e licença de funcionamento na Vigilância Sanitária do município. Além disso, certifique-se de que será celebrado um contrato contendo detalhadamente todos os serviços contratados. Essas questões são cruciais para a segurança e tranquilidade de todos.

 

Infraestrutura

A infraestrutura também precisa ser analisada com cuidado, pois deve seguir as exigências estabelecidas pela Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, além de possuir alvará de funcionamento em dia.

Ambiente claro, quartos adaptados, piso antiderrapante, corrimão, banheiros com seguradores, climatização, campainhas para pronto atendimento e médicos à disposição 24 horas por dia são detalhes que farão toda a diferença no dia a dia dos idosos e podem ser determinantes ao escolher uma casa de repouso para idosos.

Adicionalmente, a limpeza é outro item que deve ser avaliado. É muito importante que o estabelecimento utilize produtos de limpeza da área hospitalar para realizar a higienização dos ambientes, principalmente, lavanderia, cozinha e acomodações.

 

Alimentação Equilibrada

Manter uma alimentação equilibrada é essencial para garantir a saúde e integridade do idoso. Por isso, vale observar se a instituição oferece acompanhamento de um responsável técnico para a elaboração dos cardápios a fim de suprir as necessidades específicas dos hóspedes.

Note, também, se a instituição recebe frutas e carnes frescas, se há variedade no cardápio e qual a quantidade de refeições diárias. De acordo com a norma, casas de repouso para idosos devem oferecer pelos menos seis refeições diárias, portanto, fique atento(a)!

 

Equipe Multidisciplinar

As casas de repouso para idosos demandam uma equipe multidisciplinar dispondo de médicos, musicoterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e inúmeros outros profissionais que, em conjunto, sejam capazes de proporcionar todos os cuidados para garantir uma estadia adequada e prazerosa. Sendo assim, sempre verifique a equipe que faz parte do quadro de colaboradores do local.

 

Visitas Flexíveis

Ao longo de todo o processo de tratamento dos idosos o envolvimento da família é determinante. Nesse sentido, é importante que o horário de visitação seja livre aos familiares do idoso para que o contato permaneça sempre estreito.

Nossa Casa, por exemplo, incentiva que os familiares estejam sempre presentes e, como demonstração de plena confiança, entrega as chaves do lar para que realmente sintam-se acolhidos e próximos das pessoas que amam.

 

Atividades Extras

A prática de atividades ao ar livre, musicoterapia, fisioterapia, arteterapia e, inclusive, comemorações em datas especiais, ajudam a manter corpo e mente em bom funcionamento. Esse tipo de socialização é crucial no desenvolvimento e na melhora da qualidade de vida do idoso, entretanto, certifique-se que todas as atividades contam com a supervisão ativa e participativa dos profissionais.

 

Sobre a Nossa Casa

Nossa Casa, localizada na região central de Curitiba, conta com mais de 30 anos de experiência em oferecer cuidado especializado a idosos com Alzheimer, AVC e doenças mentais em diferentes estágios.
Além de um atendimento profissional, a moradia para idosos dispõe de uma infraestrutura completa e estrategicamente planejada para proporcionar toda a segurança e comodidade que os hóspedes necessitam.

Os hóspedes podem aproveitar a animada programação cultural ao longo de todo o ano e o melhor é que os familiares podem vê-los usufruindo tudo isso, construindo juntos novas histórias e experiências, sem qualquer burocracia nas visitas.

Dentre os cuidados oferecidos estão a realização das atividades de banho, trocas de fralda e/ou roupas, mudança de posicionamento na cama, alimentação, higienização, exercícios físicos e, inclusive, a administração das medicações. Para completar, os hóspedes contam com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, organizada por turnos, que atua 24h por dia para oferecer todo o atendimento e carinho.

Vamos conversar?